“Nessa página você encontrará em linguagem simples e acessível o que é ansiedade, como identificar e como tratar.”
THIAGO CAVALCANTE – PSICÓLOGO CLÍNICO, 06/135068
1- O que é a ansiedade?
A ansiedade patológica caracteriza-se, em sua maioria das vezes, por uma sensação difusa, semelhante ao medo, mas em resposta a um perigo vago, não concreto. Surge, portanto, quando a resposta a determinado estímulo é inadequada, seja por sua duração e/ou intensidade exageradas.
Assim, a intensidade, duração ou frequência da ansiedade são claramente desproporcionais a realidade, causando sofrimento ao paciente e levando-o a apresentar prejuízo social e/ou ocupacional. Além da grande expectativa e medo desproporcionais, alguns sintomas físicos também surgem, tais como:
2- Como identificar a ansiedade?
Os sintomas mais comuns são:
Expectativa e pensamentos desproporcionais, temerosos e/ou pessimistas. Suor, tremedeira, dor de cabeça, aceleração do coração, agitação corporal, diarreia, vômito entre outros.
3- Como tratar ansiedade?
A similaridade com outros transtornos e a dificuldade diagnóstica, exige uma avaliação clínica com um especialista, que certamente é o método mais comum e confiável, capaz de avaliar a prevalência e comprometimento dos sintomas, bem como, a diferenciação entre outros transtornos.
Enfim, o tratamento deve ser feito com psiquiatra e psicólogo, através de medicação e terapia.
Psicoterapeuta experiente, Pós Graduado na Santa Casa de SP, bem avaliado, com abordagem humanizada e consultórios bem localizados em SP.